Projetos Apoiados em 2015: 12 propostas. Valor da doação: R$ 240.000,00

Associação Cultural do Camorim - ACUCA - Guias da Natureza - Camorim, Jacarepaguá

O projeto visa incrementar a formação de guias ecológicos locais a partir de duas entradas do Parque da Pedra Branca: Pau da Fome e Vargem Grande. Esta proposta está alinhada às estratégias de desenvolvimento socioambiental, geração de trabalho e renda, e ações afirmativas de raça.

Para a comunidade local o projeto consistirá na formação de 4 turmas (com 10 alunos cada) prevendo 5 aulas para cada turma, sendo duas teóricas e três práticas. Cada aluno receberá uma bolsa auxílio de R$ 100,00 (cem reais).

Para a Universidade Comunitária da Zona Oeste serão abertas 3 turmas com até 20 alunos cada, com três aulas por turma (uma teórica e duas práticas).

Associação Raízes de Gericinó- Bumba Meu Boi Estrela de Gericinó - Gericinó, Bangu

Tendo como objetivo promover a inclusão social através da cultura popular brasileira, o projeto busca conhecer, proporcionar e valorizar a diversidade cultural construindo um novo ideário através de trocas de experiências, utilizando a tradição do artesanato, corte e costura, coreografias, entre outras. A partir da realização de oficinas e eventos culturais para as famílias pretende-se trabalhar temas como direitos humanos, história e cultura negra, valorização da diversidade religiosa, entre outros. 

Associação Semente da Vida da Cidade de Deus - ASVI CDD- A Voz da Rede - Cidade de Deus, Jacarepaguá

O projeto apresenta uma proposta de comunicação comunitária e acesso às tecnologias digitais voltadas para jovens que já fazem parte de iniciativas da ASVI. A proposta é a produção de uma web rádio com programação voltada para o estímulo à reflexão e o diálogo sobre as temáticas relacionadas à Zona Oeste. O projeto contribuirá para a formação dos jovens incentivando o protagonismo juvenil na Cidade de Deus, além de capacitá-los para o mercado de trabalho.

Esta web rádio também prevê a participação de organizações da Universidade Comunitária da Zona Oeste na produção de dois programas. Além disso, visando a multiplicação desta iniciativa, serão oferecidas capacitações em criação de web radio. 

Centro Cultural a História que eu Conto – CCHC - Facilitadores da Paz - Vila Aliança, Bangu

O objetivo geral é facilitar o processo de formação na cultura da paz envolvendo adolescentes entre 14 e 18 anos, oriundos de Senador Camará, Vila Aliança e adjacências, através do desenvolvimento de atividades de artes cênicas. Previsto para ser desenvolvido em 10 meses, pretende-se criar atividades com foco na Arte de Viver em Paz com produção de esquetes a serem apresentadas em escolas da região. Também serão realizadas oficinas socioeducativas complementares com temáticas relacionadas à cultura da paz.

Para a Universidade Comunitária da Zona Oeste serão disponibilizadas as seguintes capacitações: Arte de Viver em Paz, e Arte de cuidar das organizações sociais, promovidas pela Universidade Internacional da Paz - UNIPAZ.

Casa da Rua do Amor - Jacutucos II - Santa Cruz

Curso de iniciação em organização de eventos e produção de conteúdos para 12 jovens de centros culturais parceiros da proposta (Casa da Rua do AMOR, FOCO, Centro Cultural a História que eu Conto). O projeto está dividido em três etapas: Formação, Informação e Produção. Na etapa de Formação estão previstos 03 Oficinões e 03 encontros de sensibilização, cada atividade acontecerá na sede de um dos parceiros citados acima. Esses encontros também estarão abertos à participação de outros adolescentes maiores de 14 anos (até 18 participantes).  A etapa de Informação será realizada na sede de outro parceiro, o Mulheres de Pedra, com eventos temáticos nas áreas de economia solidária, negros, história e sociedade. Já a etapa de Produção será uma oficina de criação audiovisual realizada na Fazenda do Viégas onde serão processados os conteúdos elaborados ao longo das atividades anteriores.

Grupo Cultural Vozes da África - Cine Rua Paciência Cultural, Arte e Cultura Afrobrasileira - Paciência

O projeto consiste na realização de exibições de filmes com temática étnica voltada para a questão do negro no Brasil e oficinas de produção cinematográfica com 15 jovens de Paciência. Nesta segunda ação, pretende-se produzir um documentário que envolverá a participação dos jovens em uma pesquisa coletiva sobre as vertentes das manifestações culturais afrobrasileiras, como o terreiro de umbanda, candomblé, baile funk, dentre outras. Desta forma, o projeto não só ampliará o entendimento sobre as manifestações culturais afrodescendentes, mas também contribuirá para a formação de novos produtores audiovisuais com foco na temática negra do Brasil. 

Instituto Projetar Brasil - Jornada Jovem de promoção e prevenção da saúde 2015 - Cidade de Deus, Jacarepaguá

O foco principal do projeto é atuar como facilitador e intermediar o diálogo das instituições que atuam com crianças e adolescentes no território, prevendo ações como a jornada de informação e prevenção ao abuso sexual de crianças e adolescentes, gravidez precoce, violência e doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). Serão também realizados seminários anuais de avaliação da rede socioassistencial, oficinas de formação e troca de saberes com alunos e educadores da rede pública de ensino. 

Instituto Santa Cruz de Esportes - ISCE - Centro de Iniciação Esportiva e Alto Rendimento - Antares, Santa Cruz

O projeto tem por objetivo oferecer aulas gratuitas de Judô, Capoeira e Muay Thai para crianças e adolescentes das comunidades do bairro de Santa Cruz, além de estimular e facilitar a participação desses jovens em competições esportivas oficiais. Considerando a pouca oferta de equipamentos e espaços públicos para a prática de esportes na região e o alto índice de violência, o projeto visa contribuir para o desenvolvimento dessas crianças e adolescentes, através da prática de esportes, evitando uma aproximação com a criminalidade da região. 

Mulheres de Pedra - Solidarte - Pedra de Guaratiba

O projeto propõe fomentar práticas solidárias e cooperativas que estabeleçam trocas entre bairros da Zona Oeste, a partir da organização de eventos/encontros ao redor de dois temas centrais: Identidades e Economia Solidária. Este projeto está dividido em duas vertentes, que serão implementadas paralelamente. Uma delas atuará na formação de jovens agentes de cultura, turismo comunitário e museologia social; a outra consiste na organização de encontros mensais para formação continuada de mulheres da Zona Oeste em práticas e propostas de Economia Solidária. Para cada vertente haverá um evento de conclusão dos trabalhos. No primeiro caso será o VIVAS - Vivência, Interação, e Visibilidade de Afro-brasileiras, e o segundo será a festa Que Venha a Primavera, um final de semana dedicado à solidariedade e ao bem viver. 

Oficina de Criação Artística – OCA - Oficina de Capacitação e Criação Artística - OCCA - Jacarepaguá

Com o objetivo de dar continuidade às ações do grupo junto ao público da Associação Solidários Amigos de Betânia (ASAB), em 2015, a previsão é beneficiar 150 pessoas desse espaço, além de dar continuidade às atividades da OCA no Retiro dos Artistas. O projeto visa o aprimoramento dos participantes durante o período de execução, gerando oportunidade de reintegração social. Todas as atividades do projeto adotam ferramentas psicopedagógicas que permitem trabalhar a criatividade de forma lúdica à medida que os participantes são incentivados de forma inovadora a buscar soluções para um problema, explorando seu potencial criativo

Poesia de Esquina – PDE - Poesia de Esquina nas Escolas - Cidade de Deus, Jacarepaguá

O Poesia de Esquina nas Escolas se constitui como uma ação itinerante que reúne bate-papo sobre cultura e protagonismo juvenil, exibição audiovisual, intervenção de poesia falada e pocket-show de rap nas escolas públicas da Cidade de Deus e para a rede de instituições, organizações e grupos não formalizados que integram a Universidade Comunitária da Zona Oeste. Há uma lacuna na relação entre os pré-adolescentes que estudam em escolas públicas e a atual geração de jovens produtores culturais da Cidade de Deus. O projeto visa promover o estímulo do protagonismo juvenil através das possibilidades de expressão na cultura. 

Rede Cidade de Deus de Economia Solidária - Ateliê As Talentosas - Cidade de Deus, Jacarepaguá

O projeto tem por objetivo capacitar em corte, costura e artesanato 30 mulheres jovens e adultas, preferencialmente beneficiárias do Programa Bolsa Família e que tenham filhos matriculados em creches da Cidade de Deus. A capacitação tem por objetivo qualificar essas mulheres em situação de vulnerabilidade social, além de propor ações voltadas para alcançar a autonomia das beneficiárias por meio da criação de um empreendimento associativo entre as costureiras e artesãs formadas no projeto. É também objetivo do projeto, estabelecer a presença da Cidade de Deus no mapa das feiras de economia solidária que já acontecem no Rio de Janeiro, proporcionando autonomia e comercialização dos produtos confeccionados pelas mulheres.

 

 

Web site baseado em Drupal