O que é uma Fundação Comunitária

As Fundações Comunitárias são instituições sem fins lucrativos que mobilizam e investem recursos técnicos e financeiros com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população em um determinado território de atuação.

Quais as Principais Características das Fundações Comunitárias?

  1. São dedicadas a melhorar a qualidade de uma área geográfica definida;
  2. Mantêm independência de governos, de doadores e de organizações da iniciativa privada;
  3. Contam com conselhos independentes cuja composição reflete a diversidade de atores presentes no território onde atuam;
  4. Fazem doações a outras organizações da sociedade civil;
  5. Possuem uma base diversa de doadores e investidores sociais;
  6. Procuram desenvolver estratégias de sustentabilidade como a formação de fundos permanentes ou patrimoniais.

De acordo com um documento desenvolvido pela Mott Foundation, as fundações comunitárias assumem três funções principais: a) o desenvolvimento de ações de grantmaking (apoio a projetos ou iniciativas de base comunitária); b) de ser um veículo para filantropia de indivíduos e empresas que tenham interesse no desenvolvimento do território de atuação e, c) ocupar um lugar de liderança na comunidade e desenvolver ações de advocacy (defesa de direitos). 

O modelo de Fundação Comunitária hoje é presente em mais de 50 países, principalmente dos Estados Unidos, México e União Europeia.

Instituto Rio foi a primeira fundação comunitária instalada no Brasil e representa um modelo inovador de atuação social - uma referência que abriu as portas à criação de outras fundações comunitárias no país.

Web site baseado em Drupal