Prêmio Geraldo Jordão Pereira

Buscando diversificar as estratégias de apoio, no ano de 2013, o Instituto Rio criou o Prêmio Geraldo Jordão Pereira, em homenagem a um dos principais doadores do Fundo Vera Pacheco Jordão e Diretor Presidente da instituição entre os anos de 2005 e 2008. 

Geraldo Jordão Pereira (1938-2008) começou sua carreira aos 17 anos, quando foi trabalhar com seu pai, o célebre editor José Olympio, publicando obras marcantes como "O menino do dedo verde", de Maurice Druon, e "Minha vida", de Charles Chaplin.

Em 1976, fundou a Editora Salamandra com o propósito de formar uma nova geração de leitores e acabou criando um dos catálogos infantis mais premiados do Brasil. Em 1992, fugindo de sua linha editorial, lançou Muitas vidas, muitos mestres, de Brian Weiss, livro que deu origem à Editora Sextante.

Fã de histórias de suspense, Geraldo descobriu O Código Da Vinci antes mesmo de ele ser lançado nos Estados Unidos. A aposta em ficção, que não era o foco da Sextante, foi certeira: o título se transformou em um dos maiores fenômenos editoriais de todos os tempos.

Mas não foi só aos livros que se dedicou já que a sua trajetória foi significativa na área social e no campo da filantropia brasileira. Foi presidente do Jardim Botânico do Rio de Janeiro (1985- 1987), fundador do Fundo Vera Pacheco Jordão e CEO do Instituto Rio entre os anos 2005 e 2008, contribuindo de forma significativa na articulação de atores e no fortalecimento de organizações da sociedade civil da Zona Oeste. Veja no canal youtube o vídeo sobre a trajetória do Geraldo Jordão Pereira

https://www.youtube.com/channel/UCXDr9lbjZdDAaNrgDbmZJBg

 

Web site baseado em Drupal