Fundo Vera Pacheco Jordão

A execução dos programas de seleção, formação, monitoramento/avaliação é realizada com recursos financeiros do Fundo Vera Pacheco Jordão. Trata-se de um fundo patrimonial criado no ano de 2005 a partir de doações individuais (de pessoas físicas) com a finalidade de investir em projetos sociais visando o desenvolvimento social da Zona Oeste do Rio de Janeiro. Foi o primeiro fundo comunitário existente no Brasil e foi idealizado pelo Geraldo Jordão Pereira, CEO do Instituto Rio entre os anos de 2005 e 2008. Atualmente o Fundo é gerido pelo conselho do Instituto Rio que é o órgão responsável pelo processo de tomada de decisões, tanto com relação aos investimentos anuais para apoio à projetos, quanto pelas aplicações financeiras e administração de rendimentos.

Os endowments ou fundos patrimoniais são criados para atender as mais diversas causas de interesse coletivo e permitem às entidades filantrópicas edificar uma base sólida, capaz de sustentar ou complementar as suas atividades com recursos gerados do seu próprio patrimônio.

A existência do Fundo Vera Pacheco Jordão permite que o Instituto Rio tenha uma gestão mais autônoma e menos dependente de novas doações e patrocínios, assegurando a continuidade das ações, a viabilidade operacional, permitindo que as organizações apoiadas ao longo dos diversos anos se organizem e alcancem uma escala significativa de atuação. O patrimônio de um endowment é atrelado à sua causa ou propósito, e é desse vínculo que decorrem todas as suas características essenciais.

Para mais informações sobre fundos patrimoniais consultar http://www.endowments.com.br/

 

Web site baseado em Drupal