Como Colaborar com o Instituto Rio

O trabalho de grantmaking constitui uma das estratégias centrais do Instituto Rio que orienta o desenvolvimento dos seus programas. Concebida como uma ação contínua junto às comunidades, ela consiste em potencializar e agregar recursos e novas capacidades a projetos e iniciativas presentes na Zona Oeste do Rio de Janeiro, com a finalidade de  ampliar possibilidades do fazer social (no sentido amplo do termo), dinamizando as vocações locais.

A concessão de contribuições filantrópicas para organizações sem fins lucrativos e coletivos que atuam na região tem a finalidade de trabalhar em prol da justiça social: na promoção de transformações estruturais ligadas à igualdade de acesso a direitos humanos e civis, à redistribuição de todos os aspectos do bem-estar e ao respeito de todos os seres; e a promoção da diversidade e da igualdade entre as categorias de gênero, raça, etnia, cultura e estado de incapacidade*.

Apoiar o trabalho realizado pelo Instituto Rio é uma forma concreta de contribuir com o desenvolvimento social da Zona Oeste do Rio de Janeiro.

Pessoas físicas e jurídicas podem colaborar com o Instituto Rio através de doações diretas mensais, anuais ou esporádicas que contribuam para:

  • A sustentabilidade do Instituto Rio;
  • Apoiar algum dos projetos/ instituições que foram apoiadas pelo Instituto Rio.

Todas as organizações e projetos apoiados pelo Instituto Rio são monitorados ao longo do processo de apoio, garantindo a qualidade da gestão das ações desenvolvidas e dos recursos executados. Na etapa final, todas as iniciativas são avaliadas com a finalidade de conhecer a eficácia (benefícios) e efetividade (impactos) dos projetos apoiados, de acordo com os resultados alcançados.

Os processos de formação, monitoramento e avaliação garantem aos potenciais doadores e apoiadores a eficiencia e qualidade das ações desenvolvidas, assegurando a responsabilidade e seriedade das organizações que integram a nossa rede.

O Instituto Rio também trabalha para promover outras formas de apoio através das seguintes linhas de atuação:

  • Criação junto com empresas e/ou grupos de doadores individuais de fundos de investimento em diversas áreas e/ou focos temáticos administrados pelo Instituto Rio para apoio de iniciativas de desenvolvimento social da Zona Oeste do Rio de Janeiro;
  • Viabilização de parcerias entre o Fundo Vera Pacheco Jordão, pessoas físicas e/ou jurídicas interessadas no investimento social na Zona Oeste através da organização de concursos de projetos (seleção), programas de formação, eventos de divulgação, atividades específicas com foco no desenvolvimento comunitário, em diversas áreas;
  • Criação de grupos de doadores/as entre os/as funcionários/as das empresas locais;
  • Prestação de serviços de consultoria para criação e implantação e programas de responsabilidade social corporativa e de investimento social privado.

O Instituto Rio também viabiliza a participação de formas personalizadas de doação através de recursos financeiros, de serviços e/ou talentos dos potenciais doadores.

Todos aqueles que contribuem com o Instituto Rio acompanham as atividades realizadas através dos informativos eletrônicos enviados com periodicidade trimestral e semestral, de relatórios de atividades e de eventos anuais organizados pela instituição.

* Ver mais em (Ruesga Albert e Puntenney Deborah. Filantropia para a justiça social. Um arcabouço inicial para iniciar este trabalho. Working group Philantropy fo social justice and Peace. 1 de março de 2010. Disponível em http://www.p-sj.org/)

Web site baseado em Drupal