O trabalho de grantmaking constitui uma das estratégias centrais do Instituto Rio que orienta o desenvolvimento dos seus programas. Concebida como uma ação contínua junto às comunidades, ela consiste em potencializar e agregar recursos e novas capacidades a projetos e iniciativas presentes na Zona Oeste do Rio de Janeiro, com a finalidade de ampliar possibilidades do fazer social (no sentido amplo do termo), dinamizando as vocações locais.
A concessão de contribuições filantrópicas para organizações sem fins lucrativos e coletivos que atuam na região tem a finalidade de trabalhar em prol da justiça social: na promoção de transformações estruturais ligadas à igualdade de acesso a direitos humanos e civis, à redistribuição de todos os aspectos do bem-estar e ao respeito de todos os seres; e a promoção da diversidade e da igualdade entre as categorias de gênero, raça, etnia, cultura e estado de incapacidade*.
Apoiar o trabalho realizado pelo Instituto Rio é uma forma concreta de contribuir com o desenvolvimento social da Zona Oeste do Rio de Janeiro.
Pessoas físicas e jurídicas podem colaborar com o Instituto Rio através de doações diretas mensais, anuais ou esporádicas que contribuam para:
Todas as organizações e projetos apoiados pelo Instituto Rio são monitorados ao longo do processo de apoio, garantindo a qualidade da gestão das ações desenvolvidas e dos recursos executados. Na etapa final, todas as iniciativas são avaliadas com a finalidade de conhecer a eficácia (benefícios) e efetividade (impactos) dos projetos apoiados, de acordo com os resultados alcançados.
Os processos de formação, monitoramento e avaliação garantem aos potenciais doadores e apoiadores a eficiencia e qualidade das ações desenvolvidas, assegurando a responsabilidade e seriedade das organizações que integram a nossa rede.
O Instituto Rio também trabalha para promover outras formas de apoio através das seguintes linhas de atuação:
O Instituto Rio também viabiliza a participação de formas personalizadas de doação através de recursos financeiros, de serviços e/ou talentos dos potenciais doadores.
Todos aqueles que contribuem com o Instituto Rio acompanham as atividades realizadas através dos informativos eletrônicos enviados com periodicidade trimestral e semestral, de relatórios de atividades e de eventos anuais organizados pela instituição.
* Ver mais em (Ruesga Albert e Puntenney Deborah. Filantropia para a justiça social. Um arcabouço inicial para iniciar este trabalho. Working group Philantropy fo social justice and Peace. 1 de março de 2010. Disponível em http://www.p-sj.org/)
Web site baseado em Drupal