O Instituto Rio desenvolve sua ação a partir de três linhas de ação principais, integradas e articuladas entre si:
A proposta do Instituto Rio é, além de fortalecer iniciativas efetivas de transformação social através de apoio financeiro, também aumentar sua visibilidade como exemplos demonstrativos para o empresariado local, de forma a sensibilizá-lo para usar o Instituto Rio como ponte para o investimento social. Realizamos um acompanhamento sistemático dos projetos aprovados, com visitas e contatos constantes, criando um diálogo permanente com as organizações locais de forma a auxiliá-las e identificar desafios, oportunidades e caminhos para sua sustentabilidade.
O monitoramento das iniciativas apoiadas tem a finalidade de avaliar o processo de execução dos projetos, dar orientação, assistência e suporte técnico aos gestores e lideranças na condução das atividades planejadas, e avaliar os resultados alcançados e impactos das ações desenvolvidas. O processo é desenvolvido através do contato e comunicação permanente com as equipes responsáveis pela coordenação dos projetos, atendendo consultas e demandas emergentes - e implica tanto a apresentação e análise de documentos (plano de trabalho e relatórios parciais elaborados pelas entidades apoiadas), como visitas às entidades e a realização de reuniões técnicas com os gestores e lideranças a fim de favorecer a troca de experiências e consolidar a rede de iniciativas apoiadas. Na última etapa deste processo é elaborado um relatório final no qual são apresentados os resultados alcançados (quantitativos e qualitativos) e também a prestação de contas relativa aos recursos financeiros executados ao longo do processo.
Na segunda linha de ação, o Instituto Rio tem como estratégia a realização de eventos com a participação de um público heterogêneo, composto por empresários, lideranças comunitárias e outros, visando a divulgação de uma nova concepção de filantropia, onde ações locais possam ser apoiadas por recursos locais. A implantação de um novo conceito de filantropia continua sendo um dos maiores desafios do Instituto Rio, já que o conceito de filantropia corporativa é mais disseminado e aceito, especialmente no âmbito empresarial. Filantropia comunitária ainda é um conceito novo e cuja implantação certamente demandará esforços crescentes de nossa parte. Entretanto, como resultado efetivo nessa linha, podemos apontar o apoio ao nosso Programa de Capacitação, onde toda a infra-estrutura para sua realização tem sido garantida pelas organizações parceiras do Instituto Rio.
Na terceira linha de ação, o Instituto Rio busca fortalecer a atuação das organizações da Zona Oeste a partir da realização de vários programas de formação e oficinas. As atividades de formação constituem uma etapa fundamental na estratégia do Instituto Rio, pois têm a finalidade de garantir um melhor aproveitamento dos recursos doados pelo Instituto Rio na execução dos projetos selecionados. Esta atividade é um componente estratégico do processo de grantmaking já que complementa e fortalece os recursos oferecidos, potencializando o impacto da doação financeira.
O programa de formação é focado no planejamento estratégico; na gestão executiva e financeira; no monitoramento e avaliação de projetos; em processos de transformação social, desenvolvimento social do território e empoderamento comunitário (com foco em cidadania, direitos sociais e humanos); na elaboração de estratégias de articulação institucional e na criação de redes através de processos de comunicação; na multiplicação de metodologias inovadoras e na troca de experiências entre as entidades apoiadas.
Web site baseado em Drupal