Reunião da rede de parceiros da Universidade Comunitária da Zona Oeste

No dia 20 de maio, a rede de parceiros da Universidade Comunitária da Zona Oeste se reuniu na sede da UNISUAM de Campo Grande II dando continuidade aos trabalhos iniciados com a rede de parceiros em 2014. Foram horas de trabalho muito proveitosas para a rede, que contou com a participação de novos parceiros estratégicos nesta iniciativa coordenada pelo Instituto Rio.

A manhã iniciou-se com as apresentações de todos os participantes, representantes de instituições do poder público, iniciativa privada e organizações da sociedade civil. Estavam presentes: Associação Comercial e Industrial de Campo Grande, Associação de Moradores de Antares, Associação Semente da Vida da Cidade de Deus, Blog Pro Realengo e Jornal Realengo em Pauta, Casa Fluminense, Fiocruz Mata Atlântica, Jornal Folha da Terra, Gestão Social de Farmanguinhos, Instituto Eixo Rio, Secretaria Municipal de Cultura, Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego, SESC Rio e UNISUAM.

Após uma apresentação sobre o Instituto Rio e a Universidade Comunitária da Zona Oeste, todos os parceiros compartilharam suas experiências abrindo o diálogo para as diversas formas de contribuições que esta rede pode trazer para o desenvolvimento e ampliação de oportunidades para a Zona Oeste através de   trabalhos conjuntos que poderão ser desenvolvidos ao longo deste ano. Também foram discutidas alternativas para a gestão da rede através da criação de um grupo dinamizador e da elaboração de uma carta de intenções, contendo uma agenda de prioridades e interesses comuns e prioridades para as instituições membro e para a Zona Oeste.

Em seguida, a Casa Fluminense apresentou um panorama socioeconômico da região com informações voltadas para os temas da educação, juventude, oferta de trabalho, entre outros. A partir daí, algumas propostas de realização de campanhas afirmativas, seminários com foco em direitos, comunicação e juventude, fórum de responsabilidade social e desenvolvimento local, e a realização de feiras de oportunidades foram discutidas durante a reunião. Foi sugerida a realização de uma próxima reunião no mês de setembro de 2015 para dar continuidade às ações e debates.

 

 

Categoria: 

Web site baseado em Drupal