Encontro de Formação de Parceiros 2016

Nos dias 21 e 22 de março de 2016  o Instituto Rio promoveu o Encontro de Formação de Parceiros, atividade vinculada ao programa de apoio a projetos. A formação contou com a participação de dois membros de cada uma das 12 organizações/grupos selecionadas através do Edital 2016 e parceiros convidados para a ocasião, alcançando um total de 30 pessoas. A atividade foi realizada na sede da Unisuam de Campo Grande, organização parceira do Instituto Rio. O encontro teve uma programação intensa, com dinâmicas voltadas para  troca de saberes e experiências, pilares fundamentais da Universidade Comunitária da Zona Oeste, que constitui o foco do programa de apoio para o ano de 2016.

Dentre os conteúdos abordados no primeiro dia, destacam-se o histórico e trajetória do Instituto Rio, diretrizes do programa de Apoio 2016, perfil das organizações que integram a Rede da Universidade Comunitária da Zona Oeste, integração dos participantes, apresentação das organizações e dos projetos selecionados. Assim como informações sobre as atividades e expectativas para dinamizar a Universidade Comunitária.

Um ponto alto do primeiro dia da formação foi a participação da jornalista Gizele Martins, que abordou o tema da Comunicação Comunitária a partir da realização de uma oficina sobre o trabalho em rede para promoção dos Direitos Humanos e o Desenvolvimento Comunitário. Nesta ocasião os participantes tiveram a oportunidade de refletir acerca do papel das mídias tradicionais e alternativas bem como também entender o papel pedagógico dos Polos da Universidade Comunitária da Zona Oeste como protagonistas da comunicação comunitária. Gizele, além de jornalista é moradora da Maré a ativista dos direitos humanos. "Precisamos questionar o porquê de não conseguirmos melhorar a comunicação comunitária.", afirmou, Gizele Martins

Já no segundo dia de encontro, foi apresentado o processo de monitoramento, gestão financeira, prestação de contas e as diretrizes para a elaboração do plano de trabalho e relatórios técnicos de processo e de resultados. Neste dia também foram realizadas atividades voltadas para estimular e potencializar o trabalho da comunicação em rede, uma vez que será preciso fortalecer estas dinâmicas para o ano em 2016, ampliando a participação das comunidades e organizações nas atividades da Universidade Comunitária da Zona Oeste.

A temática principal da Atividade Anual de Formação foi "O trabalho em Rede para promoção dos Direitos Humanos e o Desenvolvimento Comunitário", destacando para a reflexão e ação alguns dos questionamentos levantados:

 

  • Como a Rede da Universidade Comunitária pode ser potencializada para beneficiar o trabalho individual de cada organização ou grupo?

  • Como realizar uma comunicação efetiva, apesar de todos os dificultantes como tarefas acumuladas e demandas urgentes com as quais as organizações e grupos têm de lidar todos os dias?

  • Qual o papel pedagógico de uma organização comunitária em seu território?

  • Como podemos utilizar a Universidade Comunitária da Zona Oeste para promover troca de saberes capaz de mudar a realidade local dos nossos territórios?

 

O Instituto Rio considera o encontro bem sucedido e que a Rede sai deste evento fortalecida e com grandes expectativas e desafios para o apoio deste ano.

Categoria: 

Web site baseado em Drupal